E ʻike iā ʻoe iho

Estilo de Vida x Qualidade de Vida

O que define a nossa saúde em termos gerais? Quais são os pilares de uma qualidade de vida satisfatória? O nosso estilo de vida afeta diretamente a qualidade da nossa vida?

Kauê Gibran

6/4/20243 min read

Vamos entender primeiramente que Qualidade de Vida e Estilo de Vida são coisas intrinsecamente conectadas, pois uma afetará diretamente a outra. Para que exista uma boa Qualidade de Vida é preciso ter um Estilo de Vida que favoreça essa qualidade, ou seja de preferência um Estilo de Vida Saudável, se saúde é algo que você preza na sua vida. Ser saudável envolver algumas máximas a quais vamos entender mais a frente:

E o que é Estilo de vida: Segundo a Organização Mundial da Saúde? Estilo de Vida é: "O conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização." Esse longo processo de socialização pode ser compreendido também como a nossa vida em termos gerais, nossa relação com o mundo, com as pessoas, com nossa alimentação, com nosso corpo, com nosso contexto, com nossa familia, etc.

Nos concentremos então em definir o que seria uma Boa Qualidade de Vida e também um Estilo de vida Saudável:

  1. Envolve um bem estar físico, ou seja uma boa relação com seu corpo, um corpo disposto, ativo, flexível, com mobilidade, com energia. Esse bem estar físico também pode ser definido como uma manutenção ativa dos músculos e dos orgãos, manutenção essa que envolve todos os hábitos físicos que praticamos. O sedentarismo por exemplo, é indicador de falta de manutenção aos músculos e articulações, o que impactará em uma dificuldade de mobilidade e flexibilidade. O importante é entendermos que o nosso corpo físico se "enferruja" caso não haja a manutenção necessária. Além claro, de como nutrimos esse corpo, ou seja qual tipo de combustível damos a ele para que haja energia. Sem energia, o corpo físico se torna estático, e a principal máxima em relação ao corpo aqui é entendermos que Movimento = Saúde.

  2. Bem estar mental, psicológico e emocional. Agora, isso significa estar mentalmente bem o tempo todo? Não, mas ter recursos para autorregulação emocional, ou seja, saber lidar com a nossa mente, saber aquietar a mente, saber usar da retidão de pensamento, saber ativar cortex pré frontal de maneira consciente, ter refinamento psicológico para lidar com os desafios, com nossos dramas. O bem estar psicológico envolve o amadurecimento de recursos de enfrentamento ou coping. O enfrentamento das adversidades, desafios, perdas, frustrações, falta de controle é o que vai definir, de fato, o quanto sua mente é capaz de se autorregular quando houver desestabilizações emocionais. A Terapia Baseada em Mindfulness é um ótimo recurso para desenvolver tais habilidades de autorregulação, assim como a psicoterapia em termos gerais.

  3. E também envolve um bem estar espiritual, que significa ter um propósito de vida, ter um sentido pra sua vida, buscar autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e poder compartilhar isso com outras pessoas. O bem estar espiritual independe de crenças religiosas, são coisas distintas. Entendo que a espiritualidade diz respeito a nossa capacidade de entender coisas "maiores" que nós, ou seja, é a nossa capacidade de entender a inteligência e a pedagogia por detrás da vida, da natureza, das sincronicidades. Visto o tamanho do universo, entendermos que somos pequenos demais quando tapamos nossos olhos e achamos que não existe conexão entre todas as coisas existentes. Espiritualidade também diz respeito ao sentido que somos capazes de oferecer a nossa própria existência, é preciso dar sentido em estar vivo e se desenvolver, e esse sentido não está escrito, ele está constantemente sendo escrito à medida que damos atenção a nós mesmos e a interconexão entre todas as existências. 

Compreendemos então que para termos mais qualidade de vida é preciso organizar nosso estilo de vida e isso inclui o nosso cuidado ao corpo físico, ao corpo mental/emocional e ao nosso corpo espiritual. O cuidado, a manutenção e a atenção referentes a estes corpos deveria se prioridade para qualificar que tipo de vida estamos vivendo e onde queremos chegar com ela. As vezes pode parecer que para termos saúde de fato precisamos fazer inúmeras coisas, mas penso que o caminho é voltar a ser o mais natural o possível, e assim, a natureza reestrutura e reorganiza nossas condições de saúde, assim como já avisavam nossos amados ancestrais indígenas. Voltar a nossa condição natural é voltar a nossa saúde integral. Se voltar a naturalidade da vida é se voltar a um modo de viver mais sustentável para si, para os outros e para o planeta.

Referências: World Health Organization. A glossary of terms for community health care and services for older persons. WHO Centre for Health Development, Ageing and Health Technical Report, volume 5, 2004.

PORTES, LA. Estilo de Vida e Qualidade de Vida: semelhanças e diferenças entre os conceitos. Lifestyle J, 2011;1(1):8-10. Link direto: <http://acta.nisled.org/index.php/LifestyleJournal/article/view/3>